O Candidato
 

Danny, um jovem que, para desespero da sua mãe, se recusa a sair de casa, tenta ficar rico criando um canal no YouTube. O jovem não tem a certeza sobre o assunto do seu próprio canal, mas não tem problemas em discutir com a sua mãe acerca dos "caminhos do mundo". Segundo ele e as suas descobertas na Internet, todas as possibilidades de sucesso na vida são bloqueadas por poderosos grupos religiosos e lobbies.

PLANET DISH

Danny, agora um pouco mais especialista em criar vídeos no YouTube, tenta fazer um episódio sobre a teoria da Terra Plana. Não há necessidade de pensar ou decidir, basta seguir as teorias da conspiração, e a vida seria tranquila.

ONE DAY I WILL WIN

Num bar em Budapeste, István Ferenc e o seu amigo silencioso jogam um jogo tradicional de cartas. Ferenc, demitido de seu emprego por causa de um problema com a bebida, tenta, em vão, derrotar um István aparentemente mais sortudo, enquanto Ferenc culpa todos pela sua miséria. Um barman não tão nacional serve bebidas, tentando fechar o bar por causa da hora tardia. Mas o jogo continua, István continua a ganhar e a revelar ao público a sua vida e os seus pensamentos políticos. No seu banco, podemos ver um memorial para as outras vítimas de ideias nacionalistas no passado.

 

PEQUENA VILA

Na zona rural romena, Adela, 65 anos, deixa a sua casa no meio dos campos para fazer compras na vila mais próxima. No caminho, ela conhece Dumitra, um ex-colega de escola que vive trancado em casa, assustado com as histórias de aviões que envenenam o ar. Na loja, Adela conversa com Irina, a proprietária, sobre todas as mudanças que ameaçam o seu estilo de vida. Elas lembram-se dos velhos tempos sob o regime de partido único e cantam sobre isso.

O QUE SÃO TEORIAS DA CONSPIRAÇÃO?

Um vídeo de técnicas mistas mostrando a evolução histórica das teorias da conspiração desde o início da humanidade. Dos primeiros deuses aos Illuminati, e o misterioso propósito de governos que tentam substituir uma população por outra. Efeitos sociais e políticos dessas crenças, tais como eleição de líderes populistas, minoria e perseguição étnica, reforço de leis rígidas, construção de muros.

Sobre a Campanha
 

O principal objetivo desta campanha é o de desmistificar os mitos sociais, e as teorias da conspiração disseminadas pela ideologia de extrema direita, através de argumentos factuais desenvolvidos com base num tom humorístico. Ao fazer isso, a campanha deslegitima mitos sociais destinados a discriminar minorias e utilizá-las como bode expiatório.

Os resultados esperados da campanha são:

  1. Cidadãos que têm sentido crítico e não permitem manipulação emocional ou psicológica através de teorias da conspiração.
  2. Cidadãos que questionam criticamente a veracidade das teorias da conspiração, examinando premissas de acordo com a análise de fontes e autoridades credíveis.
  3. Cidadãos que não são levados a iniciar um processo social de radicalização, através de mitos sociais.

Ajudar o Mundo

Esta campanha não é apenas uma campanha, mas um movimento social que visa replicar mensagens positivas sobre direitos fundamentais, democracia e a favor de uma sociedade mais aberta. Sob o lema “levantar a voz contra a violência extremista”, todos terão a oportunidade de ter uma participação ativa na nossa campanha.

A questão fundamental deve ser: como é que alguém se pode tornar um ativista para divulgar esta campanha? Possíveis exemplos de ativismo incluem, mas não se limitam, ao envio de narrativas - texto, filme, mídia – desde que relacionadas com os principais tópicos da campanha.